top of page
logodomusindioufu.png

Universidade Federal de Uberlândia 

WhatsApp_Image_2020-03-09_at_15.13.31-removebg-preview.png

Orema Roiko Xe, que em língua Guarani significa "queremos viver", trata-se da XX Mostra de Cultura Indígena organizada pelo Museu do Índio da UFU. Concebida no final de 2019 e adiada em virtude da pandemia, esta exposição foi resultado de ampla pesquisa desenvolvida com a participação dos(as) bolsistas e equipe do museu.

 

Seu propósito principal é evidenciar e problematizar a situação dramática vivenciada pelos povos indígenas ao longo de sua história de convivência com a sociedade envolvente, aí representada pelos órgãos oficiais. O recorte temporal tem início com a ditadura militar até a atualidade.

No momento de concepção da mostra, os povos indígenas viviam uma dura realidade marcada pelo descaso e descompromisso do Estado brasileiro. Estava em curso, portanto, um projeto político de genocídio e etnocídio, deflagrado com ameaças e discursos de ódio fomentando os conflitos contra as comunidades indígenas, o assassinato de lideranças e a invasão de seus territórios.

 

Apesar da esperança de valorização e respeito aos povos originários estar pautada neste novo governo que se inicia, é importante o registro dessas memórias para que a sociedade possa se conscientizar e o passado não seja esquecido.

 

A exposição estará aberta a partir de 20/01/2023. Aguardamos sua visita e apreciação!

Local: Museu do Índio

Av. Vitalino Rezende do Carmo, 116. Bairro Santa Maria. Uberlândia. MG

08:30 às 12:00 e 13:30 às 17:00h

Para mais informações: (34) 3236-3707

Cartaz OREMA ROIKO XE (versão 2) (1).png
bottom of page